Deixe um comentário

Salgado Maranhão

A propósito do lançamento do novo livro de José Salgado Maranhão “Ópera de Nãos”, fui buscar nos meus guardados esta troca de delicadezas poéticas e de amizade: um poema lindo, a mim dedicado,  e este aqui, que devolvo. Durante a feitura deste poema, encantei-me com as quebradeiras de coco do Maranhão, a ponto de nascer um outro poema, pelo qual também devo agradecimento…

“Minha mãe, Sandra, era quebradeira de babaçu. Eu também quebrei muito, toda a minha família. E tenho também um poema que as homenageia (deveria ter mais). Mais uma vez, obrigado, pelo lindo poema que me dedica, tão bem construído em sua sintaxe.”
Salgado Maranhão

 

                                                   para Salgado Maranhão

 

um barco náufrago encalhado nos lençóis
delírio de palmas
para a realeza do sol

à sombra do babaçu
sob o calor da coivara

nasce
na biografia do mar
mar acolchoado em ostras
mata calcinada

dentro do coco
a pérola
negra e rara
poesia de Sal

Sandra Santos
in Uma Fresta de Sol na Hora do Chá – às visitas

 

cartao

 

 

na exposição “Cartões poéticos”

 

 

Sobre Sandra Santos

"Sou cria do homem que sabia javanês, mas sou escrita em JAVA!" Sua vida resvalava entre defesa putativa e ServerMask até o momento em que se muda para um Castelo Medieval, optando definitivamente pela arte. Mantém o espaço cultural Castelinho do Alto da Bronze, que funciona num Castelo de verdade. O Castelo faz parte da história da cidade e é uma lenda urbana de Porto Alegre. Como editora, está à frente do INSTANTE ESTANTE, projeto de incentivo à leitura - sem fins lucrativos e sem patrocínio de qualquer natureza - que publica e distribui livros gratuitamente em bibliotecas comunitárias e comunidade em geral através da Intervenção Urbana Instante Estante. Fora isso, tem desconstruído mundos em painéis de lixo e gelatina, esculturas de sombras e projeções de poemas.

Seu comentário é bem-vindo!

