1 comentário

Pro-nobis

Grand-Dragon

Eu hoje
– vejam quanto galardão,
Irei com o terno mais chique,
Participar da procissão!
Quiça não veja, jamais,
Estiradas na calçada,
As pernas encardidas de algum indigente,
Daqueles que eu nem sequer miro a fachada,
Pois pernas sem nome nos entulham o caminho,
Turvando, ainda, as nossas obras de garbo e adoração,
Sabendo-se que afinal, em nosso mundo,
Cada qual pertence ao seu quadrado,
E… aqui pra nós
(que não me ouçam fora da cruzada):
– Somente gente escolhida é que é dona do pedaço,
Se apenas o povo de deus pode ser chamado de gente!

Portanto, preciso tanto,
De uma branca vela sempre acesa,
Tanto banhando-me com a sua luz ardente
Quanto me ocupando completamente a mão,
Até pra me impedir de profanar o bolso ao leu,
Num ímpeto de dar moedas pra algum desviadão,
Eis que também não aturo desvio ou falhas de labéu,
Tampouco cores dúbias perfilando-se à nossa clareza,
Sempre que se trate de proteger o talento,
Que Deus só direciona ao servo mais fiel.

Careço estar, por conseguinte,
Com o terço mais rico da paróquia,
Posto que quanto mais caro é o ato de fé,
Mais belo será ele também, proporcionalmente!

Então preciso da astúcia de um ser abnegado,
Pra suportar o andor no ombro santificado,
Até que minh’alma limpa e alvejada,
Mesmo que já salva,
Me sangre!
Para que, em seguida, eu ainda cante com garra
A oração mais bela e comercializável
Do bom e bem-aventurado Padre Marmelo.
Pois, preciso mostrar ao mundo meu empenho,
Destilando nossa hegemonia e franzindo o cenho;
E se algum se destoar do sacro desempenho,
Meto a cruz na cara, cuspo e desgrenho.

Mailton Rangel

Um comentário em “Pro-nobis

  1. Mailton Rangel, como sempre, bárbaro! Cáustico e certeiro, na medida certa! Evoé poeta!

    Curtir

Seu comentário é bem-vindo!

