Deixe um comentário

Big Caesar (Sansão)

Capa

Capa

Este breve romance foi incluído nos Condensados do Reader’s Digest na primavera de 1958, com ilustrações de Joseph P. Krush. A edição em Português, com tradução de Leonel Vallandro, recebeu o nome de Sansão.

Sansão é um enorme e antigo caminhão Mack AC “Bulldog” 1920, que Ronnie Gaines — um garoto de dezesseis anos que vive com a mãe viúva — reformou e utiliza parte do tempo fazendo biscates na pequena cidade rural onde moram.

Embora tenha uma certa afeição e orgulho em relação a Sansão, ele se ressente da sua precariedade e percebe que as pessoas o acham estranho, quando não ridículo. Além disso, ele sonha em causar uma boa impressão a uma garota chamada Millicent e parece incapaz de fazê-lo.

Ele vive um confuso, e geralmente pessimista, estado de espírito, até a noite em que trabalha até o amanhecer resgatando pessoas presas por uma nevasca. Isso lhe traz um melhor entendimento da importância que Sansão tem para si e este passo em direção à maturidade o leva a outros: a introspecção onde vislumbra a impossibilidade desse amor por Millicent e uma perspectiva mais otimista para o seu futuro.

Os matizes do enredo e da caracterização, o estilo de escrita calmo e sensível, fazem deste um livro para leitores mais atentos. O formato e as ilustrações de Krush constituem distinções à parte.

Ilustração da 1ª edição

Ilustração da 1ª edição

Registro histórico de um Mack AC (1918/1920), onde se pode bem ver o tipo de pneus e a insólita transmissão através de correia (corrente de elos):

Mack AC "Bulldog"

Mack AC “Bulldog”

Anúncios

Sobre Jarbas Siebiger

Saga: porto-alegrense. Carma: aquariano. Cor: colorado.

Seu comentário é bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: